A selecção nacional de Sub-23 venceu a sua congénere das Maurícias, por 2-1, em jogo da segunda mão da primeira eliminatória de acesso ao campeonato africano da categoria. Os Mambinhas qualificaram-se para a segunda eliminatória com um agregado de 5-1.
Ontem, os “Mambinhas” entraram a ganhar com um golo madrugador de Zidane, logo aos 14 segundos. É provavelmente o golo mais rápido da história destas eliminatórias.
O extremo moçambicano ganhou a bola no meio-campo entre três jogadores mauricianos, saiu disparado e, à entrada da área, rematou rasteiro a contar.
O combinado nacional controlou o jogo, tendo terminado a primeira parte com a vantagem de 1-0.
Na segunda metade, os Mambinhas entraram mais acutilantes ainda, obrigando o seu adversário a missões defensivas aturadas. Ainda assim, a turma moçambicana pecava no capítulo da finalização, muito embora criasse muitas oportunidades de golo.
De forma tímida, as Maurícias tentavam chegar à baliza moçambicana sem, no entanto, criar enormes dissabores. Fruto do volume de jogo, os Mambinhas chegaram ao segundo golo, por intermédio de Ivan Mário, à passagem dos 81 minutos.
Mesmo com a questão da eliminatória já resolvida para Moçambique, os mauricianos não baixaram os braços, tendo lutado para, pelo menos, marcarem o tento de honra.
E como resultado disso, o conjunto das Maurícias viria a chegar ao golo, já nos descontos (90+1), através de Aristides, que soube aproveitar a desatenção da defensiva moçambicana. Moçambique transita para a segunda eliminatória, onde entre os dias 20 e 28 de Outubro próximo deverá defrontar a selecção do Gana.
Além de acesso ao CAN, esta campanha serve para as qualificações para os Jogos Olímpicos.