Destaque UE planeia aumentar apoio financeiro para combate ao terrorismo no país

UE planeia aumentar apoio financeiro para combate ao terrorismo no país

A União Europeia está a planear quintuplicar o apoio financeiro a missão militar em Moçambique, segundo um documento interno da UE, o bloco recomenda 15,3 milhões de dólares até 2024 para a missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que combate o terrorismo em Cabo Delgado.

O aperto de energia devido à guerra na Ucrânia deu ímpeto à corrida da Europa por gás na região Norte, onde as empresas petrolíferas ocidentais planeiam construir um enorme terminal de gás natural liquefeito (GNL).

Segundo noticia a Agência Reuters, o movimento também surge quando o Ocidente procura combater a influência russa e chinesa na África Austral, três anos após a empresa militar privada russa, Wagner, ter retirado a maior parte das suas forças após uma série de derrotas por militantes islâmicos.

Moçambique tem lutado com militantes ligados ao Estado Islâmico em Cabo Delgado desde 2017, perto de projectos de GNL avaliados em milhares de milhões de dólares. Uma missão militar da África Austral e uma intervenção separada das tropas de Ruanda conseguiram conter a propagação dos militantes desde que foram destacados no ano passado.

Porém, “a situação continua a ser muito volátil e os ataques violentos de menor escala continuaram em vários distritos”, disse o documento da UE, datado de 10 de Agosto. Preparado pelo Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE), o documento recomenda 15 milhões de euros (15,3 milhões de dólares) de financiamento da UE para 2024 para a missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Ainda de acordo com a Reuters, um porta-voz da UE confirmou que tinha sido proposto um apoio financeiro adicional à missão da SADC, mas recusou-se a comentar mais, uma vez que o assunto ainda estava a ser discutido pelos Governos da UE.

A proposta necessita do apoio dos 27 Governos da UE, cujos peritos militares deverão ter uma reunião regular no dia 25 de Agosto.

Um funcionário da SADC também confirmou um pedido de apoio da UE, mas acrescentou que os países da SADC continuariam a fornecer apoio financeiro fundamental à missão.