A FIFA emitiu, esta quinta-feira, um comunicado oficial no qual confirma que o Mundial’2022 vai mesmo começar um dia antes do inicialmente previsto.
Desta forma, o jogo inaugural vai ser no dia 20 de novembro, pelas 16 horas, com o anfitrião Catar a defrontar o Equador.
Uma mudança que foi feita para manter a tradição do anfitrião participar no jogo inaugural do Campeonato do Mundo. Na primeira versão da calendarização, a prova ia arrancar a 21 de novembro com o embate entre Senegal e Países Baixos, sendo que antes da cerimónia de abertura ia haver ainda um Inglaterra – Irão. Com esta alteração, a Laranja Mecânica passa a jogar mesmo dia.
“A decisão surge na sequência de uma avaliação das implicações concorrenciais e operacionais, e depois de consultadas todas as partes interessadas e o país anfitrião”, refere a nota divulgada no site oficial do organismo, que informa ainda que a cerimónia de abertura da prova também decorrerá no dia 20 de novembro.
Recorde-se que esta não seria a primeira vez que o anfitrião não abria o Mundial. Em 2002, num torneio organizado pelo Japão e Coreia do Sul, a prova arrancou a 31 de maio com a surpreendente vitória do Senegal diante da França (1-0). Foi preciso esperar até 4 de junho para ver um dos anfitriões em ação, no caso a Coreia do Sul a bater a Polónia (2-0).