Economia FMI diz que medidas de estímulo à economia vão auxiliar o crescimento...

FMI diz que medidas de estímulo à economia vão auxiliar o crescimento económico”

Falando sobre o pacote de medidas anunciadas pelo Executivo, Alexis Mayer-Cirkel, representante do FMI em Moçambique, adiantou que o Fundo Monetário Internacional vai analisar com mais detalhes o pacote das medidas anunciadas pelo Executivo.

“Obviamente precisamos analisar os detalhes, mas, de forma geral, estas medidas tendem a auxiliar o crescimento económico”, declarou Mayer-Cirkel, citado pelo Evidências, para depois apontar que mesmo os impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia na inflação global a economia moçambicana continua na tendência de crescimento.

“A conjuntura global vem acontecendo e a economia moçambicana mostra um continuado crescimento. No primeiro trimestre, foi de 4,1 % e, no segundo, 4,6 %. É uma tendência de recuperação e estas medidas vão auxiliar”.

Importa referir que para dinamizar a economia e melhorar o poder de compra das famílias, o Governo decidiu reduzir a carga tributária, com destaque para o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) que passa de 17 para 16%. Por outro lado, o Executivo anunciou a isenção do IVA na importação de factores de produção nos sectores da agricultura e energia.

Recomendado para si:   LAM recupera dívida e sai da insolvência