Destaque Fitch Ratings eleva posição de Moçambique

Fitch Ratings eleva posição de Moçambique

A Fitch Ratings, uma das agências de classificação de risco de crédito, elevou a posição de Moçambique, de CCC, para CCC+, na categoria de emissor em moeda estrangeira de longo prazo.

A elevação da classificação de Moçambique resulta de factores como a facilitação de restrições de financiamento, apoio do Fundo Monetário Internacional no programa de consolidação fiscal, tendência de redução da dívida pública e boas perspectivas de consolidação fiscal, de acordo com uma nota da Fitch Ratings, divulgada no fim-de-semana.

A Fitch espera que os custos de amortização de Moçambique aumentem para 4,7% do PIB em 2022 (3% do PIB em amortizações externas) contra 4,1% em 2021 (1,6%pp em amortizações externas) antes de moderar para 4,2% do PIB em 2023 (2,7pp em amortizações externas). As necessidades brutas de financiamento do país (amortizações mais deficit fiscal) serão atendidas por meio de emissões no mercado interno e desembolsos de parceiros multilaterais, e não se prevê que o país incorra em dívida comercial externa em 2022 ou 2023.

Recomendado para si:  Juiz é morto a tiros por arguido durante julgamento na Albânia

A Fitch prevê igualmente que o crescimento do PIB acelere para 7,7% em 2024 e permaneça alto até 2026. “Esperamos que o programa do FMI sirva como uma âncora política para a consolidação fiscal gradual e o fortalecimento da capacidade institucional do soberano, fornecendo apoio adicional para redução da dívida” – diz a Fitch.