As selecções nacionais de Futebol de Sub-17 e Sub-23 não vão participar nas competições internacionais devido a falta de recursos financeiros, anunciou a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Num comunicado de imprensa, a FMF tornou pública a informação momentos após a realização do sorteio da primeira eliminatória de apuramento à fase final do Campeonato Africano de Sub-23, pela CAF.
De acordo com o comunicado de imprensa desta quinta-feira, o organismo que gere o futebol no país escreve que “a Direcção Executiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu, em Reunião Ordinária realizada a 17 de Agosto de 2022, prescindir da participação de algumas selecções nacionais de futebol nas competições internacionais que se avizinham”.
Devido a essa decisão, “a Selecção de Futebol Sub-23 não irá participar nas eliminatórias de acesso ao CAN Marrocos 2023, competição que dá acesso à XXXIII edição dos Jogos Olímpicos de Verão a terem lugar em Paris de 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024”, segundo o comunicado da FMF.
Assim, as Maurícias ficam automaticamente qualificadas para defrontarem o Gana na segunda eliminatória de acesso ao CAN de Marrocos de sub-23, que vai decorrer no próximo ano e que qualifica aos Jogos Olímpicos de Londres.
A FMF decidiu, ainda, pela não participação da Selecção de Futebol Sub-17 nas competições internacionais.
A FMF diz que a mesma “não irá participar nos Jogos da AUSC–R5 a terem lugar em Lilongwe de 1 a 12 de Dezembro do corrente ano”.
Para justificar esta decisão, a Federação Moçambicana de Futebol fala de limitações financeiras. No comunicado, escreve que “a não participação das selecções moçambicanas de futebol nas provas supramencionadas têm origem nas limitações orçamentais, bem como na necessidade de garantir o curso normal do calendário do Campeonato Nacional da I Divisão – Moçambola 2022 face às interrupções que, por força dos compromissos, se têm verificado”.
Ou seja, além das dificuldades financeiras, a Casa do Futebol diz que desiste das competições internacionais dos Mambinhas Sub-23 e Sub-17 para permitir que o Moçambola não tenha mais paragens que acabam por comprometer o seu curso.
Desde o arranque do Moçambola 2022, já houve três paragens, concretamente em Junho, Julho e, agora, em Agosto, todas para dar lugar aos jogos dos Mambas que disputaram as primeiras duas jornadas do grupo L de qualificação ao CAN da Costa do Marfim, o torneio Cosafa e as eliminatórias de acesso ao CHAN-2023 que terá lugar na Argélia, próximo ano.