Destaque Tete: GPCCT acusa administrador do distrito de Chiúta de corrupção

Tete: GPCCT acusa administrador do distrito de Chiúta de corrupção

O administrador do distrito de Chiúta, na província de Tete, entre os anos 2019 e 2021, o respectivo secretário permanente, um gestor e três técnicos, cujas identidades não podem ser reveladas por gozarem de presunção de inocência, são acusados de terem se envolvido em actos de corrupção.

Segundo o Notícias, acusação foi feita pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Tete (GPCCT), que afirma que os servidores públicos são indiciados de gestão danosa de fundos públicos referentes à rubrica de ajuda de custos, contratação para aquisição de bens e nomeação fraudulenta de funcionários.

Um comunicado do GPCCT, enviado hoje ao Notícias, explica que pesam sobre os acusados os crimes de roubo de fundos públicos, participação económica em negócios, falsificação de documentos, e pagamento de remuneração indevida. Por meio destas acções o Estado foi lesado em quase um milhão de meticais.

O documento garante, ainda, que correm, actualmente, os prazos de notificação aos arguidos para o seguimento dos posteriores actos processuais junto do Tribunal Judicial.

Recomendado para si:  Equipas de resgates na Indonésia não detectam sinais de vida após desabamento