Destaque Nyusi fala com Zelensky e apela ao diálogo

Nyusi fala com Zelensky e apela ao diálogo

O Presidente da República defendeu, quarta-feira, o diálogo entre Ucrânia e Rússia para acabar com a guerra, durante um telefonema com o homólogo Volodymyr Zelensky, anunciou o gabinete presidencial.

Filipe Nyusi apelou “à Ucrânia e à Rússia, no sentido de voltarem ao diálogo directo e, com humildade, buscarem uma solução diferente da guerra”, detalhou a presidência em comunicado.

Na conversa com Zelensky, que durou mais de meia hora, Nyusi “lamentou e manifestou solidariedade pela perda de mais de dez mil vidas” e pelos “mais de doze milhões de deslocados, bem como a destruição de infra-estruturas” na Ucrânia.

O chefe de Estado justificou “a abstenção em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia” nas Nações Unidas, “como uma postura decorrente da Constituição da República e da política externa que defendem a solução de diferendos por meio do diálogo”.

Disse ainda que “Moçambique defende o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, direitos humanos e protecção das vítimas de guerra e de conflitos armados”, acrescentou o comunicado.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza