Estilo de Vida Ministra africana mais jovem saiba como ela chegou ao topo

Ministra africana mais jovem saiba como ela chegou ao topo

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Ela é eloquente e não precisa de discursos escritos, mesmo quando se dirige a reuniões de alto nível. 

Ela é uma boa negociadora e uma pensadora crítica, um conjunto de habilidades, diz ela, que adquiriu sozinha. 

Ela foi listada na segunda publicação das 100 mulheres africanas mais influentes em 2020 pela Avance Media, uma empresa de relações públicas e classificação de Gana conhecida por seu ranking de jovens em toda a África.

Ela tem apenas 25 anos e atualmente atua como vice-ministra de Informação, Comunicação e Tecnologia da Namibia.

Ela é Emma Inamutila Theofelus.

Mas como ela chegou ao topo tão rápido?

Falando no Commonwealth Youth Forum em Kigali, Ruanda, durante uma sessão apelidada de “Fireside Chat”, Theofelus disse que tudo o que ela precisava para estar onde está era se aprimorar além do conhecimento da sala de aula e manter o foco em sua missão.

De volta para casa, ela também é a deputada mais jovem do Parlamento, tendo entrado no Parlamento aos 23 anos.

Theofelus, desde então, fez questão de mostrar que ser jovem não era um obstáculo para seu desempenho. 

Ela disse que é importante nunca desistir. 

A citação favorita de Theofelus é do autor Frantz Fanon: “Cada geração deve, por relativa obscuridade, descobrir sua missão, cumpri-la ou traí-la”.

Ela escolheu não destruir seus tempos de juventude.

Theofelus evitou festejar muito e se concentrou em trabalhar duro para descobrir sua missão na vida.

“Nós, jovens, precisamos ser os melhores especialistas na sala e fazer isso em muitos lugares o tempo todo, porque eles nos desprezam. Sendo uma jovem ministra, nomeada aos 23 anos, recebo muito isso. Você deve se aprimorar continuamente”, disse ela.

“Percebi isso trabalhando em um espaço de ativismo juvenil muito antes de entrar para o governo. Tive um desempenho excepcional ao tentar descobrir minha missão, ao me envolver ativamente em conversas e me colocar com força porque sei que as decisões que tomamos hoje moldarão nossas realidades amanhã e é desse futuro que queremos nos encarregar.”

Para ela qualquer um que deseje subir nas fileiras é preciso não ceder ou desistir.

“Quando as coisas ficam difíceis para nós, só temos que descansar e depois girar, porque nosso futuro depende disso. Não há espaço para desistirmos, porque se não assumirmos o comando hoje, pode ser tarde demais para fazê-lo”.

“Às vezes temos que pular tantos degraus na escada. Não está desistindo. Está girando. Diante de desafios, não desista. Descanse e recomece. No início da pandemia, quando tudo estava difícil, os sistemas de saúde estavam falhando, os jovens estavam cometendo suicídio mais do que nunca por causa da pressão mental que veio com a perda de renda e oportunidades, não desistimos ”, disse ela aos delegados durante o fórum da juventude.

Theofelus desafiou os jovens presentes no fórum a explorar a Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM) para encontrar um lugar nos processos de tomada de decisão.

“A questão ainda permanece; qual é a nossa missão geracional? O CHOGM tem uma ampla gama de subtemas que vão desde mudanças climáticas, educação, emprego, igualdade de gênero, acesso equitativo e quantitativo à educação. Quero adicionar o meu próprio – jovens encontrando um lugar nos processos de tomada de decisão”, disse ela.

Mais de 350 jovens  líderes, empresários e vários parceiros de desenvolvimento presentes na 12ª edição do Commonwealth Youth Forum estão discutindo como os jovens da Commonwealth se encarregam de moldar um futuro comum e compartilhado.

Mais de 60% dos cidadãos da Commonwealth têm menos de 30 anos.

Theofelus acredita que sua geração, como jovens que tentam encontrar “nossa missão” e cumpri-la, assumindo o controle de “nosso futuro”, não deve desistir, mas descansar, girar e tentar novamente. 

Além das salas de aula, eu precisava de mais habilidades

Ela refletiu sobre sua própria jornada que começou com a educação e a capacidade de decifrar conceitos e princípios e “aplicá-los em minha vida”.

É verdade, ela reconheceu, algumas lições de vida não são aprendidas na escola. 

“Quando eu estava fazendo direito, mal estava na aula porque os conceitos que estava aprendendo não estavam me realizando. Eu podia me reunir e ler sozinha porque, além das salas de aula, eu precisava de mais habilidades”, disse ela.

Theofelus disse que precisava das habilidades de pensamento crítico, como lançar uma ideia em três minutos, como fazer contatos e negociar.

“Algumas dessas habilidades eu não consegui adquirir em sala de aula. Eu tive que encontrar maneiras de adquiri-los. À medida que descobrimos nosso futuro como jovens, precisamos nos aprimorar continuamente”, disse ela.