Chegada prevista hoje à Rússia de Macky Sall, presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana. Macky Sall tem encontro marcado amanhã, sexta-feira, com o seu homólogo russo Vladimir Putin, na cidade de Sotchi.
A deslocação acontece a convite de Vladimir Putin e a acompanhar Macky Sall está o presidente da Comissão da União Africana, o chadiano Moussa Faki Mahamat.
A União Africana espera assim “contribuir para algum apaziguamento na guerra na Ucrânia e apelar ao desbloqueio dos stocks de cereais e fertilizantes, cujo entrave afecta gravemente os países africanos”.
“No mesmo sentido, a União Africana aceitou o pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de se expressar junto da organização por videoconferência, em data e modalidade a definir”.
Numa mensagem dirigida, esta terça-feira, aos dirigentes europeus reunidos em Bruxelas, Macky Sall pediu o máximo de esforço possível para que os stocks de cereais ucranianos sejam desbloqueados. Os cereais estão disponíveis na Ucrânia, mas retidos devido à ofensiva russa que controla o Mar Negro e, consequentemente, o acesso ao porto de Odessa.
O presidente em exercício da UA alertou para “um cenário catastrófico de escassez e subida generalizada dos preços”. Macky Sall acrescentou que a crise provocada pela guerra acontece depois da crise provocada pela Covid-19, que já tinha agravado muito a fome em África. “O pior está provavelmente para vir”, acrescentou.















