A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) deu entrada na Confederação Africana de Futebol (CAF), terça-feira passada, o pedido para a inspecção provisória do Estádio Nacional do Zimpeto tendo em vista o jogo com a Zâmbia a contar para o apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações reservado para jogadores internos (CHAN), agendado para Argélia, em 2023.
A submissão da pré-inspecção à CAF pela FMF surge na sequência da circular do organismo continental emitida recentemente, indicando o prazo de 23 de Junho (ontem) para que as federações interessadas solicitassem a vistoria dos estádios que queiram utilizar para as eliminatórias de qualificação ao CAN-interno.
Segundo o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, a inspecção solicitada é provisória e deverá acontecer durante a primeira quinzena do próximo mês de Julho.
Os “Mambas” devem receber os zambianos nos dias 22, 23 ou 24 de Julho, e deslocam-se depois a Lusaka para o jogo da segunda “mão” nos dias 29, 30 ou 31 do mesmo mês.
Submetido o pedido de pré-inspecção, caberá à CAF enviar ao país os seus oficiais ou especialistas para avaliar no terreno as condições em que se encontra actualmente o Estádio Nacional do Zimpeto, depois do seu banimento em Setembro do ano passado por não reunir os requisitos básicos para acolher jogos internacionais.
Semana passada, a CAF confirmou a continuidade da interdição do Estádio Nacional do Zimpeto para receber jogos internacionais através de uma circular na qual, para além de Moçambique, foram alistados mais 25 países que não podem receber jogos nos respectivos países.
O número anunciado é um agravamento em comparação com os 15 países que, no início de Junho, não foram autorizados a jogar em casa própria nas primeiras duas jornadas da fase de grupos de qualificação ao CAN da Costa do Marfim-2023.