Destaque Ataques terroristas forçam encerramento de paróquias da Igreja Católica em Cabo Delgado

Ataques terroristas forçam encerramento de paróquias da Igreja Católica em Cabo Delgado

Segundo o Vatican News, das sete comunidades paroquiais existentes no norte da província de Cabo Delgado, apenas uma se encontra a funcionar, estando localizada na sede distrital de Mueda. As restantes paróquias, nomeadamente Macomia, Meluco, Nangololo (com a igreja destruída), Nangade, Mocímboa da Praia (com a igreja destruída) e Imbuho, estão encerradas e abandonadas. 

“Apesar de sermos deslocados da nossa Missão de Macomia, continuamos a operar constituindo Comunidades, como as Comunidades da periferia de Pemba (Comunidade São José da Fazenda e Santa Cecília de Chuíba, por exemplo), onde se encontram muitos dos nossos crentes deslocados da região norte devido aos ataques armados”, disse o padre congolês Jeancy Kayaba Masoka, Pároco de Macomia, em entrevista ao Vatican News, agência de informação do Vaticano.

Na entrevista o Padre Masoka explicou ainda que a Missão de Macomia permanece encerrada pelo facto de ainda não ter sido restituída a segurança naquele ponto do país, onde tropas da SADC e do Ruanda continuam a repelir os ataques dos insurgentes.

Recomendado para si:  Insurgentes de Cabo Delgado atacam e incendeiam 45 casas em Memba

“(…) ainda não temos a segurança de que precisamos e, neste sentido, o Senhor Bispo pediu-nos para esperarmos algum tempo, para depois vermos como vai ser a situação nos próximos anos ou nos próximos dias”, assegurou a fonte.

Contudo, o sacerdote enalteceu a importância da comemoração do jubileu dos 100 anos da Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus de Namuno, que teve lugar há dias, alegando que eventos daquela natureza “dão sempre esperança de que a Igreja continua, apesar das dificuldades que estamos a enfrentar”, pelo que, apesar das dificuldades “a nossa Missão de Macomia vai-se restabelecer”.