As selecções nacionais do Quénia e do Zimbabwe foram excluídas da fase de grupos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN-2023, depois de não terem sido levantadas as suspensões por parte da FIFA, segundo informou a Confederação Africana de Futebol (CAF), esta segunda-feira.
“A Federação de Futebol do Quénia e a Federação de Futebol do Zimbabué serão consideradas perdedoras e eliminadas da competição. Os grupos C e K serão constituídos apenas por três equipas e a ordem dos jogos será mantida de acordo com o calendário”, lê-se num comunicado da CAF.
O Quénia fazia parte do Grupo C, juntamente com Camarões, Namíbia e Burundi, enquanto o Zimbabué estava no K, com Marrocos, África do Sul e Libéria.
Recorde-se que as federações em causa foram dissolvidas pelos respetivos governos no ano passado e, depois, suspensas pela FIFA, em fevereiro último. O Ministério do Desporte do Quénia tomou a decisão depois do presidente Nick Mwendwa ter sido acusado de fraude, enquanto o Comité Executivo da Associação do Zimbabué foi dissolvido por alegações de peculato.