Malawi regista aumento de casos e mortes por covid-19 e cólera, nos últimos cinco dias, o país registou 70 novos casos da covid-19 e duas mortes, igualmente os casos da cólera subiram para 277 com 10 óbitos.
De acordo com a RM, o número de casos de covid-19, representa uma taxa média semanal de positividade de 2,5%, contra a anterior de 1%. A taxa de mortalidade por cólera, está situada em 4,4%.
A ministra malawiana da saúde, Khumbize Kandodo Chiponda, lançou um vigoroso apelo para a observância das medidas básicas de saúde para evitar o alastramento da covid-19 e cólera.
O microbiologista da Universidade de Ciência e Tecnologia do Malawi, Gama Bandawe, explicou que o aumento de casos da covid-19, está associado ao vírus Omicron BA4 e BA5 relatado na África do Sul e em outros países do Hemisfério Norte.
Bandawe alertou para as pessoas a tomarem as vacinas contra a covid-19 e cólera e seguir as medidas preventivas que estão a ser divulgadas pelo ministério da Saúde.
“As variantes estão reinfectando as pessoas e há uma probabilidade de uma infecção grave e efeitos de longo prazo, como hipertensão e outros problemas respiratórios de longo prazo, incluindo complicações cardíacas”, disse.
Malawi continua a administrar a vacina contra a covid-19 e até ao momento, 1.139.589 pessoas foram totalmente vacinadas, enquanto 1.216.742 receberam a primeira dose.

















