A empresa Linhas Aéreas de Moçambique, LAM, está numa situação de falência técnica. A notícia é avançada pelo director geral da LAM, João Pó, que garante estar a trabalhar com o Instituto de Gestão das Participações do Estado para tornar a companhia de aviação estável.
“É preciso tornar a empresa estável sob o ponto de vista operacional e significa cobrir os custos com a receita que a empresa faz, implicando vários passos. É preciso melhorar a eficiência profissional, ganhar maior fasquia do mercado para tornar a empresa apetecível aos investidores ou para o próprio Estado”, explicou.
João Pó refere que outra das prioridades da empresa é saldar as dívidas com a banca, com fornecedores moçambicanos e estrangeiros.
“Temos estado a pagar uma parte da dívida, à medida que conseguimos, mas o grande volume dessa dívida ainda não conseguimos saldar”, detalhou.
Contudo, o director da LAM garantiu à Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República que “tudo está a ser feito para que a empresa consiga cobrir os custos operacionais até ao próximo ano”.