O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde falou da pressão e das exigências que o povo moçambicano tem feito aos “Mambas” nos últimos tempos, em virtude da crise de resultados satisfatórios.
Segundo a Folha de Maputo, Conde falava em reação ao facto de a selecção de todos nós não participar numa fase final do CAN há 12 anos, e nos últimos tempos não alcançar resultados positivos, o que de alguma forma deixa os adeptos agastados.
“Não trago uma varinha mágica, 12 anos são muitos, sei que também nunca tivemos tantos jogadores a jogarem-no estrangeiro e está convocatória espelha mesmo isso, são 12 jogadores a jogarem fora, uns em campeonatos extremamente competitivos e outros nem por isso, mas que tem qualidade mais do que suficiente para integrarem a seleção e poderem devolver essa alegria ao povo moçambicano” disse.
Mais adiante, Conde que também fez parte do grupo que colocou Moçambique num CAN pela primeira vez, realizado em 1986, mostrou-se confiante na equipa que dispõe para lutar pela qualificação, mas diz que é preciso ter um pouco de paciência.
“Sinto um compromisso muito grande da parte de todos convocados, tive o cuidado de falar com todos. A fasquia é muito alta, percebo que as pessoas estão impacientes, mas é preciso dar tempo ao trabalho, as pessoas querem saber de resultados, querem saber de vitórias nós vamos trabalhar por isso e todos dias estamos focados para conquistar vitórias de modo a dar um poucos alegria aos moçambicanos que bem precisam e são 30 milhões de potenciais seleccionadores que sofrem, sei que esta convocatória não irá agradar a todos, mas estou nesta cadeira de sonho e tenho a responsabilidade de convocar aqueles que me dão garantias e estou a trabalhar com eles desde a campanha de Novembro de qualificação ao Mundial” referiu.
E num outro desenvolvimento, deixou garantias, de que os Mambas vão lutar pelas duas primeiras posições do grupo L.
“Vontade todos nós temos, mas ela só não basta. Sabemos que o Senegal é a campeã africana, tem todo aquele potencial e é a principal candidata, nós vamos ombrear com qualquer adversário com a galhardia de modo a que nós possamos conseguir os êxitos que auguramos” garantiu.
O técnico dos mambas falava à margem da conferência de imprensa realizada na última sexta-feira, na sede da Federação Moçambicana de Futebol, onde igualmente divulgou a convocatória final.