Internacional RDCongo suspende voos da Rwandair em protesto contra apoio a grupo armado

RDCongo suspende voos da Rwandair em protesto contra apoio a grupo armado

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A República Democrática do Congo (RDCongo) suspendeu os voos da companhia de bandeira ruandesa Rwandair em protesto contra o alegado apoio do Ruanda ao movimento rebelde 23 de Março (M23), anunciou hoje o Governo congolês.

“Tendo em conta o apoio do Ruanda aos terroristas M23, foi decidido suspender imediatamente os voos da Rwandair para o nosso país. Um aviso ao Governo ruandês, que está a perturbar o processo de paz” na RDCongo, disse o porta-voz do Governo, Patrick Muyaya, na sua conta do Twitter.

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária do Alto Conselho de Defesa, presidida pelo chefe de Estado congolês, Félix Tshisekedi.

As autoridades da RDCongo também convocaram o embaixador ruandês acreditado no país para o notificar da “total desaprovação do Governo congolês”, de acordo com extratos da reunião publicados hoje pelos meios de comunicação locais.

As Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) reconquistaram esta semana várias localidades antes controladas pelo M23 após fortes combates no nordeste do país.

Kinshasa confiscou vários equipamentos militares aos rebeldes e recolheu testemunhos da população local que, na sua opinião, provam que o M23 tem o apoio do exército ruandês, acusação negada pelo Governo de Kigali.

O governo congolês também censura o Ruanda por tentar bloquear os esforços de paz no quadro do processo de Nairobi, onde as conversações com grupos rebeldes que operam no leste do país começaram em abril passado.

Kinshasha declarou o M23 um “movimento terrorista” e este foi excluído das conversações.

Ambos os países solicitaram esta semana a intervenção do Mecanismo Reforçado de Verificação Conjunta (EJVM), estabelecido pela Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) para investigar incidentes de segurança nos seus 12 Estados-membros, que incluem o Ruanda e a RDCongo.

Pelo menos 75.000 pessoas foram deslocadas das suas casas na última semana pelos combates, confirmaram fontes da ONU à Efe.