Internacional Rússia nega acusação de massacre de civis em Bucha e ordena investigação

Rússia nega acusação de massacre de civis em Bucha e ordena investigação

O investigador-chefe da Rússia ordenou nesta segunda-feira (4) um exame oficial do que chamou de “provocação” ucraniana depois que Kiev acusou os militares russos de massacrar civis na cidade de Bucha.

Alexander Bastrykin, chefe do Comitê de Investigação da Rússia, ordenou que uma investigação fosse aberta com base no fato de que a Ucrânia havia espalhado “informações deliberadamente falsas” sobre as forças armadas russas em Bucha, disse o comitê em comunicado, citado pela CNN Brasil.

Além disso, o Kremlin negou, nesta segunda-feira, quaisquer acusações relacionadas ao assassinato de civis na cidade ucraniana de Bucha e disse que as alegações ucranianas sobre o assunto devem ser tratadas com dúvida.

Autoridades ucranianas disseram no domingo que estão investigando possíveis crimes cometidos por forças russas depois de encontrar centenas de corpos espalhados por cidades na região da capital Kiev após a retirada russa da área.

Falando a repórteres em uma teleconferência, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os fatos e a cronologia dos eventos em Bucha não apoiam a versão dos eventos da Ucrânia e instou os líderes internacionais a não se apressarem em julgar.

Recomendado para si:  Bolsonaro convocado a explicar suspeitas de coação e planeamento de fuga

Peskov disse que os diplomatas russos continuarão com seus esforços para convocar uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o que Moscou chamou de “provocações ucranianas” em Bucha, apesar de seu primeiro esforço para organizar tal reunião ter sido bloqueado.

Peskov se recusou a comentar se o furor sobre Bucha afetaria as negociações de paz entre Moscou e Kiev, que deveriam ser retomadas por videoconferência nesta segunda-feira.