A Embaixada da Argélia ofereceu, semana passada, na cidade de Maputo, 250 mil dólares em apoio às vítimas da tempestade tropical Ana, registada em Janeiro nas zonas Norte e Centro do país.
O cheque, foi entregue à presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque, na presença do secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no âmbito da ajuda humanitária internacional.
Na ocasião, Luísa Meque disse que a Argélia sempre se solidarizou com Moçambique nos momentos difíceis, à semelhança da ajuda oferecida aquando do ciclone Idai, escreve o Diário Económico.
Citada pelo Notícias, a dirigente acrescentou que o gesto do povo argelino testemunha, de forma incondicional, o quanto as relações de amizade e fraternidade estão cada vez mais fortes.
Disse acreditar que o apoio financeiro vai aliviar o sofrimento da população, trazendo melhor habitação, alimentação e saúde.
Por sua vez, o embaixador argelino, Mohamed Meziane, referiu que o donativo se soma ao valor de 200 mil dólares concedidos em 2019, na sequência do ciclone Idai.
Contudo, referiu que estas contribuições testemunham o compromisso da Argélia, como país solidário, ancorado aos valores africanos de emancipação e desenvolvimento socioeconómico.