Internacional Al-Shabab reivindica ataque ao Parlamento

Al-Shabab reivindica ataque ao Parlamento

O movimento radical islâmico al-Shabab reivindicou, esta terça-feira (19), o ataque com morteiros perpetrado segunda-feira durante uma reunião do Parlamento da Somália, em Mogadíscio, que visava desbloquear o impasse vigente na nomeação de um novo Presidente da República.

Segundo a Reuters, a sessão parlamentar estava a ser transmitida pela televisão no momento em que ocorreram as explosões, que provocaram vários feridos, nenhum deles deputado.

Os estilhaços atingiram zonas do complexo fortificado do aeroporto, situado muito perto do edifício do Parlamento, disseram autoridades e uma testemunha.

“As explosões terão sido causadas por morteiros. Os deputados estavam dentro do prédio quando o ataque ocorreu. Estão sãos e salvos”, disse à AFP um funcionário de segurança sob condição de anonimato. “Eu estava na área quando os morteiros caíram do lado de fora do prédio onde os parlamentares estavam reunidos. Várias pessoas ficaram levemente feridas numa das explosões”, disse a testemunha Abdukadir Ali.

Os parlamentares deveriam definir as datas dos escrutínios para nomear os presidentes das duas câmaras legislativas, o próximo passo de um processo muitas vezes adiado para a eleição de um novo Presidente da República.

Recomendado para si:  Ataque jihadista no nordeste da Nigéria faz dezenas de mortos

A câmara alta vota a 26 deste mês e a câmara baixa no dia seguinte para nomear os respectivos líderes, anunciaram as autoridades.

Os novos membros do Senado e da Assembleia Popular tomaram posse no final da semana passada após uma eleição caótica, marcada pela violência e pela disputa de poder entre o Presidente em exercício e o Primeiro-Ministro.

Destaques da semana