O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, alerta para o perigo “real” de uma III Guerra Mundial.
Segundo a Euronews que cita uma entrevista cedida à televisão estatal russa, Lavrov afirmou ainda que as armas enviadas pelo Ocidente serão alvos militares de Moscovo, apesar de insistir que as conversações de paz com Kiev são para manter contudo, deixou um aviso, dizendo que não se pode subestimar o “perigo” de uma guerra a nível mundial.
“Muitos de nós estamos convencidos de que a verdadeira posição da Ucrânia é determinada em Washington, Londres e outras capitais ocidentais, e por isso, questionamos, porquê falar com a equipa de Zelenskyy? Precisamos de falar com os americanos, negociar com eles, chegar a algum tipo de acordo.
“A boa vontade tem os seus limites. E se não for recíproca, isso não ajuda no processo de negociação. Continuamos a negociar com a equipa que Zelenskyy apresentou, estes contactos vão continuar. Provavelmente também seria útil manter o contacto com os americanos, mas não observamos quaisquer manifestações de interesse da sua parte relativamente a contactos sobre a Ucrânia, ou outras questões”, disse o chefe da diplomacia russa.
Tendo em conta a situação actual, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo alertou para o “perigo” de uma III Guerra Mundial.
O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo”, avisou.
Na mesma entrevista, Lavrov disse que o conflito na Ucrânia irá terminar “com a assinatura de um acordo.
Mas os parâmetros deste acordo serão definidos pelo estado dos combates que ocorram no momento em que o acordo se tornar realidade, completou.