Internacional Ucrânia e Rússia podem fazer acordo de paz após negociações

Ucrânia e Rússia podem fazer acordo de paz após negociações

A Ucrânia e a Rússia fizeram “avanços significativos” nas negociações de um acordo de paz que inclui um compromisso de neutralidade futura por parte do Governo ucraniano em troca de garantias de segurança internacionais e a retirada das tropas russas de todos os territórios ocupados desde o início da invasão.

De acordo com o ‘Financial Times’, que cita três fontes envolvidas nas negociações, os enviados dos dois lados estão desde segunda-feira a discutir um plano de paz concreto, de 15 pontos, que prevê a renúncia expressa da Ucrânia a uma futura adesão à NATO em troca de garantias de segurança de países aliados como os EUA, Reino Unido e Turquia. No âmbito desse futuro estatuto de neutralidade, a Ucrânia poderia manter um Exército próprio, embora limitado, mas não poderia acolher bases ou material militar de outros países.

Em troca, a Rússia compromete-se a cessar as hostilidades e a retirar as suas tropas de todos os território ucranianos ocupados desde o início da invasão. A notícia do ‘Financial Times’ não faz qualquer referência ao reconhecimento pela Ucrânia da anexação da Crimeia e da independência das regiões separatistas do Donbass, duas das condições exigidas pela Rússia para acabar com a guerra.

Recomendado para si:  Homem que tentou assassinar Trump é condenado à prisão perpétua

Destaques da semana