Internacional Kiev acusa forças russas de atacarem corredores humanitários

Kiev acusa forças russas de atacarem corredores humanitários

Moscovo volta a propor um cessar-fogo – que é novamente recebido com cepticismo. Kiev acusa as forças russas de atacarem corredores humanitários. EUA suspendem importações de petróleo e gás russos.

A Rússia anunciou que está disposta a abrir corredores humanitários esta quarta-feira (09.03) para a população que foge de Kiev e outras cidades ucranianas, numa altura em que o número de refugiados desde o início da invasão russa ao país vizinho ultrapassa os dois milhões.

Mikhail Mizintsev, líder do Centro de Controlo de Defesa russo, citado pela agência de notícias Tass, adiantou que as forças russas iriam “observar um regime de silêncio” a partir das 10h00 em Moscovo para garantir a passagem de civis em fuga das cidades de Kiev, Chernihiv, Sumi, Kharkiv e Mariupol.

Ainda não é claro se as rotas propostas passam pela Rússia ou pela Bielorrússia, condições anteriormente rejeitadas pelo Governo ucraniano.

Na terça-feira, milhares de civis deixaram a cidade sitiada de Sumi, naquele que foi o primeiro corredor humanitário bem-sucedido desde o início da invasão russa. As autoridades ucranianas anunciaram, entretanto, que esta rota vai continuar a funcionar esta quarta-feira.

Recomendado para si:  Ataque das forças de apoio rápido em Al-Fashir causa 13 mortos e 19 feridos

No entanto, a Ucrânia acusou as forças russas de bombardearem outro corredor, a partir de Mariupol para o sul do país. As evacuações continuavam também na região de Kiev, apesar dos tiroteios nos corredores humanitários, segundo as autoridades locais.