Na província de Niassa, homens armados, não identificados, assaltaram residentes e comerciantes, no distrito de Marrupa. Teme-se que os atacantes sejam insurgentes, mas a polícia garante que não.
A polícia informou que, no domingo (13.03), homens armados assaltaram várias pessoas na localidade de Marangira, no distrito de Marrupa. De acordo com a comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Niassa, Verónica Nkuemba, foram “assaltantes à mão armada, não são terroristas. Os colegas estão no terreno em perseguição para o esclarecimento deste caso.”
Verónica diz que roubaram valores monetários e alguns bens. “Apelo à comunidade para poder colaborar com a polícia, nós estamos prontos para podermos colaborar na manutenção da ordem e segurança pública.”
O último ataque na província nortenha de Niassa foi há mais de dois meses, a 28 de janeiro. Homens armados atacaram uma viatura que transportava 17 pessoas, no distrito de Máua, e roubaram os bens dos passageiros. As autoridades também concluíram, na altura, que o ataque não tinha relação com o terrorismo. Muitos populares temem o alastramento da insurgência de Cabo Delgado, desde os ataques em Mecula, no final do ano passado.
Um sismo de magnitude 7,4 abalou a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, conforme informações do Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos...