Quatro membros do grupo terrorista ISIS foram sancionados pelos EUA como forma de travar o seu financiamento. Apesar de operarem na África do Sul, permitiam operações noutros países africanos, como Moçambique.
Na terça-feira (01.03), o Departamento de Estado dos EUA emitiu um comunicado a enumerar diversos membros do grupo terrorista ISIS. O intuito é de desmantelar redes de financiamento dos terroristas no continente.
Farhad Hoomer, Siraaj Miller, Abdella Hussein Abadigga e Peter Charles Mbaga são os quatro nomes apontados no comunicado. Os sujeitos são considerados “facilitadores financeiros do ISIS e ISIS-Moçambique (ISIS-M)” da África do Sul.
O documento estabelece ainda que os sujeitos mencionados forneceram apoio financeiro ou serviram como líderes de células do ISIS na África do Sul. Recentemente, a ISIS tentou expandir a sua influência em África através de operações de larga escala em áreas em que o controlo governamental é limitado.
As células terroristas africanas dependem de esquemas para gerar financiamento. Estes podem ser roubos, extorsão dos locais, raptos com pedidos de resgates e financiamento da própria hierarquia.