Sociedade EUA sancionou quatro membros do grupo terrorista ISIS por financiar terroristas em...

EUA sancionou quatro membros do grupo terrorista ISIS por financiar terroristas em Cabo Delgado

Quatro membros do grupo terrorista ISIS foram sancionados pelos EUA como forma de travar o seu financiamento. Apesar de operarem na África do Sul, permitiam operações noutros países africanos, como Moçambique.

Na terça-feira (01.03), o Departamento de Estado dos EUA emitiu um comunicado a enumerar diversos membros do grupo terrorista ISIS. O intuito é de desmantelar redes de financiamento dos terroristas no continente.

Farhad Hoomer, Siraaj Miller, Abdella Hussein Abadigga e Peter Charles Mbaga são os quatro nomes apontados no comunicado. Os sujeitos são considerados “facilitadores financeiros do ISIS e ISIS-Moçambique (ISIS-M)” da África do Sul.

O documento estabelece ainda que os sujeitos mencionados forneceram apoio financeiro ou serviram como líderes de células do ISIS na África do Sul. Recentemente, a ISIS tentou expandir a sua influência em África através de operações de larga escala em áreas em que o controlo governamental é limitado.

As células terroristas africanas dependem de esquemas para gerar financiamento. Estes podem ser roubos, extorsão dos locais, raptos com pedidos de resgates e financiamento da própria hierarquia.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete