Internacional Casal estadunidense foi preso por tentativa de venda de informações confidenciais sobre...

Casal estadunidense foi preso por tentativa de venda de informações confidenciais sobre submarino dos EUA no Brasil

Um casal de espiões estadunidenses foi preso há um mês depois de tentar vender informações secretas ao Brasil sobre submarinos nucleares dos Estados Unidos. O caso foi divulgado pelo New York Times na terça-feira (15).

O engenheiro naval Jonathan Toebbe teve acesso, durante anos, a documentos secretos sobre a tecnologia dos submarinos nucleares da Marinha norte-americana. Aos poucos, juntou informações confidenciais. Assim, ele e a esposa, Diana, resolveram vender o conhecimento obtido, o que configura espionagem industrial.

Por isso, pensaram em países que fossem ricos o suficiente para pagar pelos documentos mas que tivessem alinhamento não-hostil em relação aos EUA. Resolveram, então, que o alvo seria o governo brasileiro.

Contudo, a operação deu errado desde o início. Isso porque assim que a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) recebeu o comunicado, entrou em contato com o FBI (serviço de investigação dos Estados Unidos). Foi preciso uma operação conjunta para prender os criminosos. Agentes se passaram por autoridades brasileiras para fingir uma negociação.

Recomendado para si:  Sudão: Bombardeamento em maternidade provoca oito mortos no Darfur