AS Forças de Defesa e Segurança (FDS) abateram na madrugada de quarta-feira, dez terroristas na Ilha de Matemo, distrito do Ibo, em Cabo Delgado.
Os terroristas penetraram naquela camuflados de deslocados, uma estratégia que tinha como fim iniciar acções de desestabilização de Matemo.
De acordo com Ernesto Mandungue, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), a entrada dos terroristas teria sido informada às Forças de Defesa e Segurança pela população que desconfiou das movimentações do grupo.
No entanto, as FDS rapidamente destacaram uma força combinada, designadamente aérea e marítima, que travou um combate com os atacantes, tendo culminado no abate de 10 e captura de diverso material bélico.
Alguns terroristas largaram as armas e se misturaram com a população, isto em busca de pontos de fuga, disse Ernesto Mandungue.
Segundo o jornal Notícias, as Forças de Defesa e Segurança continuam no terreno a realizar acções de limpeza de Matemo, ao mesmo tempo que apelaram aos habitantes da ilha.
Apelou ainda à colaboração da população na denúncia dos atacantes e informe às FDS qualquer acção anormal, sobretudo no que diz respeito à chegada de gente estranha à Ilha de Matemo.













