Face aos receios crescentes de uma iminente invasão russa, o Conselho de Defesa da Ucrânia decidiu declarar o estado de emergência em todo o país, depois de a Rússia ter reconhecido as repúblicas de Donetsk e Luhansk.
“O Parlamento ucraniano deve ratificar esta decisão nas próximas 48 horas”, disse o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksiï Danilov, após uma reunião desta estrutura.
O representante do órgão indicou que a implementação do estado de emergência não afetará radicalmente a vida da população ucraniana, mas em caso de necessidade, os órgãos competentes atuarão conforme a legislação local vigente. São “medidas preventivas para manter a calma no país, para que a economia continue a funcionar”, acrescentou o responsável.
Nos termos desta decisão, as autoridades poderão “reforçar a proteção” da ordem pública e das infraestruturas estratégicas, “limitar a circulação dos transportes” e reforçar as verificações de veículos e documentos dos cidadãos, especificou Danilov.
A Ucrânia já tinha anunciado hoje a mobilização de militares na reserva, dos 18 aos 60 anos, e apelado aos seus cidadãos para saírem da Rússia, país que Kiev e o Ocidente acusam de estar a preparar uma ofensiva em grande escala em direção ao território ucraniano.
Moscovo, que concentrou pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras com a Ucrânia, de acordo com os ocidentais, reconheceu no início desta semana a independência de dois territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, e mobilizou forças para as duas regiões para alegadas missões de manutenção da paz.
Foram publicadas hoje, dia 04 de Fevereiro no site MMO Emprego as seguintes oportunidades de emprego em Moçambique:
Clique aqui para baixar a edição em...
A circulação rodoviária entre o Sul e o Norte de Moçambique foi restabelecida de forma condicionada, após intervenções realizadas no troço Chissano-Chibuto, na província...
Hoje, assinalam-se os 131 anos da Batalha de Marracuene, conhecida como Gwaza Muthini, uma das mais significativas celebrações culturais da província de Maputo.
No entanto,...
A situação epidemiológica em Cabo Delgado agrava-se com o aumento do número de distritos afectados pela cólera, que passou de dois para quatro.
Os novos...