Internacional Tribunal Constitucional colombiano descriminalizou aborto até a 24ª semana de gestação

Tribunal Constitucional colombiano descriminalizou aborto até a 24ª semana de gestação

Abortion rights activists celebrate the decision of Colombia's high court to decriminalise abortion up to 24 weeks of pregnancy in Bogota, on February 21, 2022. (Photo by Raul ARBOLEDA / AFP)

O Tribunal Constitucional da Colômbia aprovou, na segunda-feira (21), a descriminalização do aborto até a 24ª semana de gestação. Com isso, nenhuma pessoa que engravida poderá ser julgada no país por um aborto realizado dentro desse período. 

Por cinco votos a quatro, o aborto foi retirado da lista de delitos do Código Penal colombiano —quando realizado nesse prazo. A decisão atende a uma luta histórica das feministas do país, onde cerca de 400 mulheres são condenadas anualmente a penas de 16 a 54 meses de prisão por interromperem a própria gravidez.

Desde 2006, o aborto era permitido no país apenas em casos de estupro, deformidade fetal e risco à saúde da mulher. Entre 2006 e 2019, mais de 5.700 mulheres enfrentaram a Justiça por interromperem a gravidez.

A decisão foi divulgada pelo Tribunal em um comunicado que pediu que o Congresso e o Executivo garantam que a decisão seja cumprida no menor prazo possível.

Recomendado para si:  Inundações e deslizamentos de terra no Nepal causam 42 mortes