Internacional Africa Bispos criticaram falta de diálogo entre governantes e governados em Angola

Bispos criticaram falta de diálogo entre governantes e governados em Angola

Os bispos católicos alertam para um “perigoso” vazio de diálogo entre governantes e governados. Apelam ainda à Comissão Nacional Eleitoral que garanta a verdade e a transparência nas eleições gerais de agosto.

A menos de seis meses das eleições gerais, o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) alerta para o “perigoso vazio de diálogo” entre as lideranças partidárias, e entre o Governo de João Lourenço e os cidadãos.

A falta de diálogo, acrescenta Dom José Manuel Imbamba, eleva “ainda mais os níveis de ansiedade, radicalismo, intolerância, indisciplina, violência física, verbal, moral e psicológica”.

Os bispos católicos estão reunidos na província costeira angolana de Benguela até à próxima segunda-feira (07.02) e mostram-se preocupados com o atual “ambiente sombrio e nefasto” no país.

A imprensa pública também tem contribuído para isso, diz Dom José Manuel Imbamba.

O desempenho dos meios de comunicação social do Estado “em nada contribui para a harmonia social, para a paz dos espíritos, e para cultura do diálogo, da democracia e da fraternidade”, comenta.

Recomendado para si:  Bebé de 9 meses submetido a cirurgia de emergência após engolir cadeado na Lunda-Sul