Uma avaliação de duas instituições independentes a 25 das maiores empresas mundiais mostrou que estão a ser feitos anúncios falsos de reduções de emissões de gases com efeito de estufa.
O “Relatório de Monitorização da Responsabilidade Climática Corporativa” foi feito pelo “NewClimate Institute” e pelo “Carbon Market Watch”, duas organizações europeias sem fins lucrativos que trabalham na área da defesa do clima.
No documento acusam as grandes empresas de fazerem “greenwashing” (uso de técnicas para apregoar falsas virtudes ambientalistas) com alegações falsas. Tendo por base o relatório escreveram uma carta aos decisores da União Europeia com recomendações para distinguir a verdadeira liderança climática do “greenwashing”.
O relatório, divulgado e comentado pela associação ambientalista portuguesa Zero, que também subscreve a carta, avalia os compromissos climáticos das empresas através de um conjunto de indicadores “qualitativos e quantitativos transparentes” e conclui que as alegações de neutralidade climática reivindicadas como concretizadas pelas empresas referem-se na realidade a futuras reduções de emissões, “muitas vezes a décadas de distância, e que, em média, correspondem a apenas a 40% de redução”, explica a Zero num comunicado sobre o documento.