Internacional Africa Arrancou o julgamento do maior caso de tráfico de droga na Guiné-Bissau

Arrancou o julgamento do maior caso de tráfico de droga na Guiné-Bissau

Começaram a ser julgadas em Bissau as sete pessoas detidas em novembro de 2021 por alegado tráfico de droga. Autoridades procuram perceber proveniência dos mais de 900 quilos de cocaína que foram entretanto apreendidos.

A PJ guineense acredita que a droga terá chegado à Guiné-Bissau, a partir de uma rede internacional, com ramificações na Bolívia, passando pelo Brasil, Senegal, Gâmbia, Serra-Leoa até Bissau.

A operação de novembro passado foi denominada pela Polícia Judiciária de “RED”. Trata-se de um dos casos de tráfico de droga mais mediáticos no país, tendo sete pessoas como suspeitas, entre as quais um oficial da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) e um funcionário de uma das companhias áreas que operam na Guiné-Bissau.

Depois de mais de sete horas de discussão, na primeira sessão de julgamento do caso, Mussa Sanhá, advogado de três dos sete réus, fez o ponto de situação aos jornalistas: “Aconteceu a detenção dos suspeitos que estão a ser acusados pelo crime de tráfico de droga. Mas o que foi objeto da primeira discussão a nível do julgamento, os elementos que foram apresentados e discutidos foram totalmente diferentes dos elementos que constam da acusação.”

Recomendado para si:  Advogados de Sean “Diddy” Combs anunciam recurso contra pena de prisão

A primeira sessão do julgamento dos suspeitos do tráfico de droga foi suspensa, na quinta-feira (24.02), para ser retomada na próxima semana, no dia 3 de março. Os suspeitos começaram a ser julgados cerca de três meses depois de a rede do tráfico, da qual alegadamente fazem parte, ter sido desmantelada pela Polícia Judiciária.