Internacional Africa Há dissensões entre Presidente e bispo de Bissau

Há dissensões entre Presidente e bispo de Bissau

Agudiza-se a polémica entre o Presidente guineense e o bispo de Bissau, que foi recentemente alvo de críticas de Umaro Sissoco Embaló. Igreja Católica não marcou presença nos cumprimentos de Ano Novo ao chefe de Estado.

A polémica entre Umaro Sissoco Embaló e o bispo da diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, começou no passado 29 de dezembro, quando o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, recebeu em audiência os líderes religiosos para abordar assuntos atuais do país.

Depois desta audiência, o bispo falou à imprensa. “A Guiné-Bissau não poderá ser feliz se os seus filhos ou cidadãos não colaborarem no sentido de terem um comportamento moral e repreensível e também no sentido de assumirem a responsabilidade de poderem respeitar escrupulosamente as leis do país”, disse na altura.

Estas declarações de Dom José Lampra Cá não caíram bem ao Presidente da República, que atacou o líder religioso. “Eu não sei se o bispo faz política [partidária]. O que sei é que o lugar do bispo é na igreja, do imame é na mesquita e do pastor é no lugar de culto. Mas se quer fazer política que nos diga, há vários partidos que lhe querem dar o cartão e se quiser que o tome”, disse Umaro Sissoco Embaló.

Recomendado para si:  Venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz