Internacional Coreia do Norte testou novo projétil no Mar do Japão

Coreia do Norte testou novo projétil no Mar do Japão

A Coreia do Norte lançou novo “projétil não identificado” na direção do Mar do Japão, informou o exército sul-coreano, apenas seis dias depois de um teste do que Pyongyang descreveu como um míssil hipersónico.

O teste ocorre apenas seis dias depois de Pyongyang – que não mostrou sinais de abertura ao diálogo com Seul ou Washington — ter testado um outro projétil, que a Coreia do Norte descreveu como um novo míssil hipersónico e que os sistemas de deteção sul-coreanos e japoneses tiveram problemas em identificar, devido ao seu voo irregular.

Na passada semana, o líder norte-coreano Kim Jong Un, durante uma conferência política, prometeu reforçar as suas forças militares, apesar das dificuldades relacionadas com a pandemia de covid-19. As negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, lideradas pelos Estados Unidos, estão suspensas desde 2019, devido a disputas sobre sanções internacionais ao regime de Pyongyang.

O Governo do Presidente norte-americano Joe Biden pediu repetidamente o regresso da diplomacia nuclear, “em qualquer lugar e em qualquer momento”, mas a Coreia do Norte alegou que os EUA devem primeiro retirar as sanções.