Uma jovem de 19 anos de idade perdeu a vida devido à Covid-19, segunda-feira, na cidade de Maputo, segundo dados partilhados pelo Ministério da Saúde (MISAU), que apontam ainda para o diagnóstico de 975 novos casos positivos.
O número de infectados de terça-feira para ontem mostra a tendência crescente de contágios desde o anúncio da circulação da nova variante do coronavírus em Moçambique. Nas anteriores 24 horas, as autoridades sanitárias anunciaram 733 casos positivos.
As contaminações resultam da testagem de 4053 indivíduos suspeitos e de contactos de casos positivos.
As estatísticas da Saúde indicam que mais de metade dos infectados estão na cidade e província de Maputo, com 723 casos, seguido-se de Gaza, com 113 episódios. Entre os contaminados, há um recém-nascido com um mês de vida.
No período em análise, 10 pacientes foram internados por complicações respiratórias associadas à doença e nove receberam alta hospitalar, encontrando-se neste momento 31 doentes a receber cuidados nos hospitais da capital e nas províncias de Inhambane e Manica.
Vinte e seis indivíduos foram declarados livres da doença, fixando em 3530 o número de casos activos, sendo que o cumulativo de óbitos é de 1946.
Enquanto isso, mais 119.583 pessoas tomaram a vacina, o que fez subir para 4.9 milhões o cumulativo de indivíduos que alcançaram a imunidade completa.