Internacional Duas barragens cederam devido a fortes chuvas no Brasil

Duas barragens cederam devido a fortes chuvas no Brasil

Duas barragens cederam no estado da Bahia, no nordeste brasileiro, após semanas de fortes chuvas, inundando os rios locais já cheios devido às enchentes que atingiram as cidades da região.

A barragem do Igua, no rio Verruga próximo à cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, colapsou na noite de sábado, obrigando as autoridades a evacuar os moradores, principalmente na cidade de Itambé.

Mais para o litoral, em Itabuna, uma cidade de 200 mil habitantes, equipas de bombeiros resgataram moradores presos em casas no centro da cidade que estava debaixo de água. “É uma loucura na ponte, há ondas de quase 2 metros de altura”, disse o lojista Luiz Constancia à Reuters.

O governador da Bahia, Rui Castro, disse que pelo menos 400 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e milhares foram evacuadas de cerca de 67 cidades que enfrentam situações de emergência devido às enchentes causadas por fortes chuvas.

A rutura de uma segunda barragem fez elevar o nível das águas em Jussiape, na manhã deste domingo, obrigando os moradores a mudarem-se para locais mais seguros.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

Não houve relatos de mortes ou ferimentos, embora pontes e estradas tenham ficado danificadas.