Sociedade Cerca de 445 mil bovinos serão imunizados contra febre aftosa no país

Cerca de 445 mil bovinos serão imunizados contra febre aftosa no país

Pelo menos 445 mil bovinos deverão ser administrados a segunda dose da vacina contra a febre aftosa nos próximos dias, no quadro das medidas profilácticas para evitar o surgimento e alastramento da doença no país.

Trata-se de animais que receberam a primeira dose entre Maio e Julho últimos, o que, segundo as autoridades pecuárias, representa uma cobertura de 80 por cento do número previsto e um aumento em 100 por cento comparativamente ao ano anterior.

A campanha vai cobrir alguns distritos de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Zambézia, áreas que nos últimos anos registaram casos da doença, obrigando as autoridades a decretar restrições no movimento de gado.

A Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário (DNDP) refere que no ano passado não houve vacinação contra a febre aftosa devido à falta de imunizantes e atraso no processo da sua aquisição, no Botswana.

Os progressos na imunização do gado bovino contribuíram para o relaxamento, recentemente, das medidas impostas para conter o alastramento da doença, com episódios registados na cidade de Tete e distrito de Magude.

Recomendado para si:  Ataques de animais selvagens deixam população em pânico no distrito de Mecula