Internacional Africa Oposição conquistou a capital sul-africana nas eleições municipais

Oposição conquistou a capital sul-africana nas eleições municipais

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Oposição ganha capital sul-africana, um dia depois de conquistar a capital económica nas eleições municipais. Presidente Cyril Ramaphosa fala em “grande lição” para o Congresso Nacional Africano.

A oposição na África do Sul conquistou a capital do país, Pretória, nas eleições municipais, o que foi classificado na terça-feira (23.11) pelo Presidente, Cyril Ramaphosa, como “grande lição”, um dia após o partido do poder ter perdido Joanesburgo.

O ANC sofreu um retrocesso histórico nas eleições locais no início de novembro, caindo abaixo dos 50% pela primeira vez em qualquer eleição.

Até então, o partido de Nelson Mandela tinha ganhado todos os sufrágios por maioria absoluta, desde as primeiras eleições democráticas do país, em 1994.

Sem uma maioria absoluta de um partido, a escolha do presidente da câmara em várias cidades estratégicas, incluindo Joanesburgo e Pretória, ficou em suspenso.

Agora, graças ao apoio do partido de esquerda radical Lutadores pela Liberdade Económica (EFF, na sigla em inglês) e do ActionSA, a formação política do antigo presidente da câmara de Joanesburgo, Herman Mashaba, ex-membro da Aliança Democrática (DA), principal partido da oposição, conquista as presidências de câmara das duas capitais.

O ANC perdeu o controlo da capital económica de Joanesburgo na segunda-feira. A câmara municipal será liderada por Mpho Phalatse, uma mulher da DA.

Outro candidato da DA, Randall Williams, foi confirmado para liderar Pretória, que já tinha sido ganha pela oposição nas anteriores eleições municipais de 2016.

Nascida em 2000 da fusão de três partidos “brancos”, a DA, há muito vista como o partido da classe média branca, atraiu, entretanto, muitos eleitores negros, antes de ser envolvida em acusações de racismo.