Sociedade Saúde MISAU alertou risco de ocorrência de uma quarta vaga da covid-19

MISAU alertou risco de ocorrência de uma quarta vaga da covid-19

O risco de ocorrência de uma eventual quarta vaga de alta transmissão da Covid-19 é real, apesar da melhoria da situação epidemiológica caracterizada por baixos índices de infecção, internamentos e óbitos.

O alerta é do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, para quem a melhoria da situação sanitária não deve ser confundida com o fim da pandemia, pois os pressupostos que determinaram a ocorrência das três vagas anteriores continuam válidos.

O governante, que falava no XLVI conselho coordenador do sector, na cidade de Lichinga, no Niassa, defendeu a necessidade de o país continuar a implementar as medidas de prevenção e a preparar o sistema de Saúde para a eventualidade de um aumento do número de casos e internados devido à Covid-19.

Explicou que, com base no aprendizado dos últimos 20 meses, o sector preparar-se para responder a eventuais vagas da Covid-19, com destaque para o aumento do número de camas, reforço da capacidade de diagnóstico, alocação de material médico-cirúrgico e vacinação da população.

O governante apelou aos grupos-alvo elegíveis para se fazerem aos postos de vacinação, para que também fiquem protegidos contra as formas mais graves da doença.

Recomendado para si:  UCM destaca diálogo político inclusivo como pilar para a paz e o progresso de Moçambique