A juventude da província angolana do Zaire foi às ruas exigir mais transparência e ações efetivas do governo local para melhorar as infraestruturas e combater o desemprego.
A falta de atenção e o silêncio do Executivo angolano sobre a situação na província angolana do Zaire levou centenas de jovens às ruas num protesto contra o Governo.
A carência de infraestruturas condignas, como obras não concluídas e paralisadas há muitos anos, bem como a falta de emprego para a juventude, são tidos como os principais problemas que afetam a população daquela província.
Muitos dos cartazes carregados pelas centenas de jovens diziam: “O povo do Zaire diz basta às injustiças. Estamos cansados de ver obras inacabadas. Ninguém se alimenta de promessas”.
Um dos líderes da manifestação, António Castelo, destacou o não retorno dos lucros da exploração do petróleo, bem como a falta de proatividade e transparência por parte do governo local.
Os jovens exigem também que o governo local esteja à altura dos desafios atuais, sendo mais proativo e transparente, e que os manifestantes não sejam reprimidos, incluindo aqueles que atuam no setor público.