Internacional Africa Zuma acusou procurador de divulgar suas informações médicas

Zuma acusou procurador de divulgar suas informações médicas

O ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma apresentou uma queixa contra o procurador no seu processo por corrupção, Billy Downer, por ter, alegadamente, divulgado as suas informações médicas.

Acompanhado pela sua filha Duduzile Zuma-Sambudla e por outros membros da sua comitiva, Zuma apresentou queixa durante a tarde na esquadra de Pietermaritzburg, no leste da África do Sul, onde decorre o julgamento contra si, por corrupção devido a um alegado fraudulento negócio de armas no final da década de 1990.

Zuma encontra-se atualmente em liberdade condicional por razões médicas, depois de ter sido condenado em junho a 15 meses de prisão por desrespeito ao tribunal num outro julgamento.

O porta-voz da fundação de Zuma, Mzwanele Manyi, acrescentou mais detalhes junto dos jornalistas, dizendo que Downer é acusado de divulgar um documento contendo informação médica do antigo Presidente a uma repórter sul-africana.

A manobra poderia constituir um novo obstáculo na progressão do julgamento por corrupção de Zuma, que deveria ter sido iniciado em maio, após dois anos de procedimentos preliminares.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

A próxima audiência está marcada para 26 de outubro, quando o juiz do processo, Piet Koen, deverá decidir sobre um pedido apresentado pelos advogados de Zuma contra Downer.

Manyi negou, no entanto, que a queixa apresentada seja um estratagema para adiar ainda mais o caso.

O porta-voz do Ministério Público da África do Sul, Mthunzi Mhaga, respondeu às alegações de Zuma através de um comunicado, sublinhando a “integridade” do procurador e mostrando-se preocupado com o “contexto” e o momento das acusações.

Zuma enfrenta 16 acusações de fraude, suborno e extorsão, relacionadas com a compra de equipamento militar a cinco empresas de armamento europeias, em 1999, quando era vice-presidente.

Destaques da semana