Internacional Produtores de cocaína libertaram 180 militares do Exército colombianos

Produtores de cocaína libertaram 180 militares do Exército colombianos

Camponeses ‘cocaleros’ libertaram na quinta-feira (28) 180 militares do Exército colombiano que tinham retido na terça-feira quando realizavam operações antinarcóticos em um povoado fronteiriço com a Venezuela.

Segundo o exército, na terça-feira camponeses armados com paus e facões cercaram as tropas que destruíam cultivos de coca em Tibú, município do departamento de Norte de Santander, que concentra os maiores cultivos no mundo de coca, planta da qual se produz a cocaína.

Mas na tarde desta quinta, houve “uma manifestação unilateral por parte das comunidades de se retirar do local e não impedir o trabalho da força pública”, assegurou em um comunicado a Defensoria do Povo, que zela pelos direitos humanos.

Mais cedo, o presidente Iván Duque acusou os ‘cocaleros’ de “sequestro” e os advertiu que as autoridades agiriam no local se não houvesse a “libertação rápida” dos militares.

Uma equipe da AFP viu quando os camponeses se retiraram da escola onde os militares estavam retidos. “O exército não foi vítima de nenhum tipo de violência, sequestro”, diz um comunicado divulgado pelos ‘cocaleros’.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação