Sociedade Saúde Governo adquiriu mais 8,6 milhões de doses de vacina para Dezembro

Governo adquiriu mais 8,6 milhões de doses de vacina para Dezembro

O País vai receber 8,6 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até Dezembro próximo, do lote de 20 milhões adquiridas pelo Governo. A informação foi prestada esta semana no Parlamento pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

No âmbito dos esforços do Executivo, até ao dia 25 de Outubro do ano em curso Moçambique já havia assegurado a aquisição de cerca de 20 milhões de doses de vacinas. Deste lote, mais de três milhões já chegaram ao país e o remanescente será disponibilizado ao longo do próximo ano.

Paralelamente, através dos mecanismos de cooperação bilateral e no âmbito da iniciativa multilateral COVAX, o país receberá outros nove milhões de doses de vacinas. Segundo o Primeiro-Ministro, com estas quantidades prevê-se atingir a meta de imunizar cerca de 17 milhões de moçambicanos, definidos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Nos primeiros oito meses deste ano Moçambique foi assolado pela segunda e terceira vagas da pandemia da Covid-19, que tiveram impactos negativos a nível económico e social. A terceira foi a mais severa, tendo causado 1065 mortes e 3472 internamentos, contra 612 mortes e 2372 internamentos na segunda vaga.

Recomendado para si:  Segurança ferroviária em Moçambique gera preocupação pública

Carlos Agostinho do Rosário, que falava na Assembleia da República na sessão de informações do Governo, explicou que o Executivo tem vindo a tomar medidas de prevenção e combate à Covid-19 que são sistematicamente ajustadas em função da evolução epidemiológica de cada momento.