Sociedade Saúde Verifica-se cumprimento das medidas de prevenção da covid-19 no país

Verifica-se cumprimento das medidas de prevenção da covid-19 no país

O Ministério da Saúde (MISAU) encoraja a sociedade a continuar a cumprir com as medidas de prevenção da Covid-19, mesmo com os dados a indicarem uma redução de novas contaminações, internamentos e mortes por esta enfermidade.

O MISAU explica que é mantendo este tipo de atitude que se poderá ver alargadas as medidas de relaxamento para a total retoma das actividades sócio-económicas ora condicionadas.

Através do comunicado de actualização da informação sobre a pandemia no país, a Saúde anota que, o país marcou o terceiro dia consecutivo sem a notificação de mortes em pacientes infectados pelo novo coronavírus, mantendo-se o cumulativo de 1.903 vítimas mortais devido à Covid-19.

De acordo com esta entidade, desde o início deste mês, o país registou 39 óbitos por Covid-19 contra 349 notificados em igual período de Agosto, uma redução de 310 mortes, significando uma queda de letalidade em 88,8 por cento.

Ao mesmo tempo, as estatísticas indicam uma tendência de diminuição dos internamentos, estando 45 enfermos a lutar pela vida nos centros tratamento desta doença, com admissão de quatro doentes e atribuição de alta hospitalar a três pacientes.

Entretanto, 49 pessoas testaram positivo para o Sars-CoV-2, destacando-se 21 casos de Niassa e 15 de Nampula. Com estes recentes contaminados, subiu para 150.067 o total de pessoas infectadas por esta doença no país.

Os dados mostram ainda que, nas últimas 24 horas, a Saúde declarou 53 pessoas como recuperadas da infecção pelo novo coronavírus, o que eleva para 145.659 (97.1 por cento) o total de indivíduos que se viram livres desta enfermidade.

Deste modo, o país conta com 2.501 casos activos distribuídos da seguinte forma: Cidade de Maputo (857), Nampula (648), Cabo Delgado (310), província de Maputo (294), Zambézia (110). Há ainda 90 casos activos em Niassa, 79 em Inhambane, 72 em Gaza, 30 em Manica, nove em Sofala e dois em Tete.