Sociedade Saúde MISAU prorrogou até sábado administração da segunda dose de vacina da campanha...

MISAU prorrogou até sábado administração da segunda dose de vacina da campanha de vacinação massiva no país

O Ministério da Saúde prorrogou até sábado o prazo de administração da segunda dose da vacina contra a covid-19, que decorre no âmbito da campanha de vacinação massiva no país.

“O Ministério da Saúde comunica que prorrogou até ao dia 11 de setembro, sábado, em todo o país, a administração da segunda dose da vacina chinesa VeroCell contra a covid-19, cujo término estava previsto para quarta-feira”, referiu o ministério.

Mas o processo de vacinação contra a covid-19 abrangendo grupos prioritários já tinha arrancado em março em Moçambique, tendo como alvo profissionais de saúde, agentes da polícia e diabéticos, entre outros.

O Ministério da Saúde apela a todos os que tomaram a primeira dose, entre 04 e 18 de agosto, a deslocarem-se aos postos de vacinação para “completarem a sua imunização”.

No comunicado, o ministério avança ainda que a administração da segunda dose da vacina AstraZeneca, também no âmbito da campanha de vacinação massiva, arranca em 05 de outubro.

“As vacinas contra a covid-19 administradas no país são seguras. As vacinas VeroCell e AstraZeneca só são eficazes quando tomadas em duas doses”, reiterou o ministério. O Governo pretende inocular cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 15 anos, até ao final de 2022.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

Desde o anúncio do primeiro caso em março do ano passado, Moçambique contabiliza 1.888 óbitos e 148.552 casos, dos quais 93% recuperados da doença.