Destaque Há exploração e abuso sexual de mulheres em troca de ajuda humanitária...

Há exploração e abuso sexual de mulheres em troca de ajuda humanitária em Cabo Delgado

A Human Rights Watch (HRW) alertou na quarta-feira (08.09) para casos de exploração e abuso sexual de mulheres em troca de ajuda humanitária em Cabo Delgado. Autoridades governamentais já estarão a par dos incidentes.

A investigadora da organização não-governamental HRW Zenaida Machado afirmou que, no mês passado, falou com uma mulher de 23 anos que, à chegada de Pemba, capital da província, recebeu uma proposta de um trabalhador de ajuda humanitária que lhe ofereceria abrigo em troco de sexo.

De acordo com a investigadora, a mulher recusou e, com medo de novos episódios de assédio, não se dirigiu às autoridades locais. “Em vez disso, ela decidiu ficar na casa de outro familiar deslocado em Pemba com outras 38 pessoas”, referiu.

A autora do comunicado registou também que a organização não-governamental Centro de Integridade Pública (CIP) relatou, no ano passado, “que os líderes comunitários abusaram sexualmente dezenas de mulheres deslocadas em Cabo Delgado em troca de ajuda humanitária”.

“A Human Rights Watch desconhece qualquer compromisso público ou ações tomadas pelo Governo moçambicano para investigar ou punir os responsáveis por tais abusos”, sublinhou a investigadora, que pediu às autoridades moçambicanas para “investigar e processar adequadamente aqueles que utilizam as suas posições de poder para cometer estes crimes”.