Início Internacional Embaixador chinês foi proibido de comparecer a um evento no Parlamento britânico

Embaixador chinês foi proibido de comparecer a um evento no Parlamento britânico

13/12/2019 REUTERS/Jason Lee

O embaixador chinês no Reino Unido foi proibido de comparecer a um evento no Parlamento britânico porque no início deste ano Pequim impôs sanções a parlamentares que ressaltaram supostos abusos dos direitos humanos em Xinjiang.

A China impôs as sanções a nove políticos, advogados e um acadêmico britânico em março por espalharem o que disse serem “mentiras e desinformação” sobre o tratamento de uigures muçulmanos no extremo oeste do país.

Lindsay Hoyle, presidente da Câmara dos Comuns, e John McFall, presidente da Câmara dos Lordes, intervieram para impedir que Zheng Zeguang discursasse em um evento no Parlamento.

Realizo reuniões frequentes com embaixadores de todo o mundo para estabelecer laços duradouros entre países e parlamentares”, disse Hoyle.

“Mas não sinto que é adequado o embaixador da China comparecer às dependências (da Câmara) dos Comuns e em nosso ambiente de trabalho quando seu país impõe sanções contra alguns de nossos membros.”

Um porta-voz da embaixada chinesa criticou a medida.

“A ação desprezível e covarde de certos indivíduos do Parlamento do Reino Unido para obstruir os intercâmbios normais e a cooperação entre a China e o Reino Unido para ganhos políticos pessoais é contra os desejos e prejudicial aos interesses dos povos de ambos os países”, disse um comunicado chinês.

Hoyle disse que não estava banindo o representante chinês permanentemente, mas somente enquanto as sanções vigorarem.

Richard Graham, presidente de um grupo parlamentar sobre a China, enviou um convite a Zeguang durante o verão, segundo o jornal Daily Telegraph. Graham não respondeu a um pedido de comentário e o grupo parlamentar não quis comentar.

FONTEISTOÉ
Artigo anteriorJapão regista recorde de 86 mil pessoas com mais de 100 anos de idade
Próximo artigoÂngela Leão paralisou tribunal na BO vestida de forma extravagante