Internacional Africa Cabo Verde registou recorde de oito candidatos a Presidente da República

Cabo Verde registou recorde de oito candidatos a Presidente da República

Oito personalidades formalizaram candidatura para Presidente da República de Cabo Verde nas eleições de 17 de outubro, um recorde na história do país, entre eles dois antigos primeiros-ministros.

No último dia permitido por lei, na quarta-feira (18), uma das personalidades a formalizar a sua candidatura perante o Tribunal Constitucional (TC) foi o combatente da liberdade da pátria Joaquim Jaime Monteiro, 81 anos, nesta que será a sua terceira corrida ao mais alto cargo da Nação cabo-verdiana, tendo nas duas últimas conseguido o máximo de 3,41% de votos, em 2016.

Durante a tarde, os dois últimos a entregar o dossier foram o jurista Casimiro de Pina e o cientista político Péricles Tavares, e segundo disseram à agência de notícias Lusa fontes do tribunal já não havia na agenda mais candidaturas para serem apresentadas.

O primeiro a entregar formalmente a sua candidatura junto ao TC, na sexta-feira (13.08), foi o antigo primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves (2001–2016), que conta com apoio político do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), de que foi presidente e agora na oposição governamental.

Recomendado para si:  Menina de 7 anos resgatada dos escombros após desabamento no Rio de Janeiro

Seguiu-se o também antigo chefe do Governo Carlos Veiga (1991–2000), que conta com apoio político do Movimento para a Democracia (MpD), que suporta o Governo e que o agora candidato presidencial fundou e também liderou, e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), terceiro partido com assento no parlamento.

Destaques da semana