O Presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi assassinado durante a madrugada da quarta-feira. A notícia, que começou a ser divulgada pelos jornais locais, foi entretanto confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro interino.
Jovenel Moïse foi morto por um grupo de indivíduos não identificados, alguns falantes de espanhol, que invadiram a sua residência privada nos arredores da capital haitiana, Port-au-Prince, pela 1h da quarta-feira. A mulher do Presidente, Martine Moïse, sofreu ferimentos, tendo sido hospitalizada. Não foi divulgado o seu estado de saúde.
Classificando o homicídio como um “ato odioso, desumano e bárbaro”, Claude Joseph, que substituiu Joseph Jouthe como primeiro-ministro interino em abril depois de este apresentar subitamente a demissão após três meses no cargo, apelou à calma da população.
Joseph, que deveria ser substituído esta semana e que é agora a mais alta figura do Estado, garantiu que a segurança do país está assegurada e que todas as medidas foram tomadas para garantir a “continuidade do Estado”.