A Autoridade Tributária apreendeu cento e quarenta e quatro viaturas luxuosas, no país, numa operação que iniciou a 02 deste mês.
Uma nota refere que as viaturas circulavam em território nacional, ostentando matrícula estrangeira e em situação irregular.
As viaturas foram, na segunda-feira, apresentadas a jornalistas em Maputo, estando todas elas avaliadas em 53 milhões de meticais, tal como indicou o porta-voz da Autoridade Tributária, Fernando Tinga.
“Em clara violação da legislação aduaneira, foram introduzidas no país por vários mecanismos e sobre estas viaturas, não foi cobrada a fasquia que devia ser cobrada para os cofres do estado, ou seja, estão em situação irregular, não têm a matrícula moçambicana. A condição para adquirir a matrícula nacional legal, é pagar os impostos” disse.
Fernando Tinga alerta para a necessidade de os automobilistas se informarem previamente sobre os requisitos exigidos para o processo de importação de viaturas sob pena de incorrer no risco de enveredarem pelo contrabando.